domingo, 29 de março de 2009

Minas Trend, de novo!


Gente, já vem aí a quarta edição do Minas Trend Preview, entre 28 de abril e 2 de maio, lançando moda para a primavera-verão 2010 e homenageando o ano da França no Brasil. Serão 170 expositores de roupas, sapatos, bolsas, bijuterias e jóias ocupando 8 mil metros quadrados, o que significa, segundo fontes da promoção, um acréscimo de 30%.
O formato é aquele mesmo: desfiles didáticos, palestras e salão de negócios nas tendas montadas à beira da Lagoa dos Ingleses, em Alphaville. Para participar dessa temporada de pré-lançamentos, cada marca deve levar no mínimo 15 peças.
Até aí, tudo bem. O que tenho percebido, no entanto, é que o setor está muito confuso com esta história de pré-lançamentos. O fabricante corre atrás da matéria-prima que precisa, mas o fornecedor ainda não tem como ofertá-la. Como ele faz uma coleção sem os materiais necessários?
Nesta antecipação violenta, o pobre do lojista também sofre: tem que fazer das tripas coração para vender depressa, antes que seja obrigado a liquidar.
Só para se ter uma ideia, até a semana passada, tinha lojista em Beagá que ainda estava colocando o inverno nas vitrines. Daqui há um mês já vai precisar de comprar o verão. Haja capital de giro, haja fôlego. Mas dizem que está dando certo assim. A gente só fica imaginando a que sacrifício!
Foto acima: marca Artsy, que estreou na MTP de novembro

Um comentário:

estillo consultoria disse...

a visão mais lucida sobre o evento que lemos até hoje! ficamos fãs!