quarta-feira, 23 de julho de 2008

Nizan Guanaes promove Rio Summer

A idéia de fazer um grande evento de alto-verão no Rio de Janeiro, em novembro, não é nova. Chegou a ser lançada há cerca de dois anos, por Paulo Borges, em uma das edições da São Paulo Fashion Week, com apoio da prefeitura do Rio. O negócio gorou.
Agora chega a confirmação de um assunto que já vinha sendo ventilado: o Grupo ABC, liderado por Nizan Guanaes, vitorioso publicitário baiano, entra para valer no mercado da moda.
Para isto acaba de lançar mais uma empresa, a Magia, que está sob o comando da também publicitária Lúcia Gucci, e tem a responsabilidade de levantar patrocínios para o Rio Summer, que vai acontecer entre os dias 5 e 8 de novembro, no Forte de Copacabana, com curadoria de Donata Meirelles ( mulher de Guanaes e braço direito de Eliane Tranchesi, dona da Daslu).
Dezoito grifes brasileiras – os nomes ainda não foram revelados – já confirmaram presença na promoção, cujo formato também não foi divulgado. O objetivo é mostrar para a imprensa e compradores internacionais o “verdadeiro life style brasileiro”.
Não há dúvidas de que não vai faltar dinheiro. Afinal, Nizan e sua turma – ele é dono da agência África – lidam com empresas poderosas que não hesitarão em ter seus nomes ligados à moda. Esta é uma política que vem dando certo desde a criação da SPFW. Exemplos são a Fiat, Brastemp, Banco do Brasil que, em um passado recente, jamais investiriam no segmento, e encontraram nele uma maneira glamourosa de divulgar seus produtos.
O que se espera é que a Minas Trend Preview, feira de pré-lançamentos promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e organizada por Eloysa Simão - por sua vez promotora do Fashion Rio – e também marcada para novembro, não fique prejudicada em razão da Rio Summer.
Outro fato a ser observado: já temos duas grandes semanas de moda no Brasil – a do Rio e a de São Paulo – o que é inédito no mundo. A Rio Summer ainda estará no espírito do verão, enquanto em Minas, o pré-inverno já vai ser oferecido aos lojistas. Como eles reagirão diante de tantas ofertas do calendário fashion? Essa é a grande pergunta que vai ficar no ar.

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