segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Moda capixaba em foco

Após um intervalo, volto para contar as novidades da semana que passou. Que foram muitas e deixaram esta jornalista estressada. Para começar, estive em Vitória para participar do 1ª Vitória Fashion Show e conferir as novidades do verão 2009 da moda capixaba. O evento – do qual já havia falado aqui neste blog – foi realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo e Câmara Setorial do Vestuário/Findes, com patrocínio master do governo e direito a desfiles, espaço business, seminários e oficinas.
O formato em si não é novo, é o mesmo das semanas de moda contemporâneas, que oferecem um panorama completo de informações para quem trabalha no setor. O mérito desse fashion show foi marcar a estréia do Estado no calendário nacional contando com a parceria de quem tem dinheiro e poder – no caso, a Findes – para investir em um segmento que representa 2% na produção de riquezas do mesmo. Para se ter uma idéia, na moda mineira, a percentagem é de 10%.
Tudo começa com uma idéia e o primeiro passo para realizá-la. A semente do Vitória Fashion Show foi plantada, foram investidos aproximdamente R$ 1 milhão em sua realização. Certamente, sua segunda edição receberá adesões de mais marcas - desta vez foram cerca de 30 -, tanto no setor business quanto nos desfiles.
Vale ressaltar que o evento foi muito bem organizado e que a Preview Assessoria de Comunicação, da jornalista Betty Feliz, recebeu mais de 20 colegas de vários estados – o fato em si é uma comemoração, já que não é fácil tirar esta turma dos afazeres das redações.
Além de bater ponto no Centro de Convenções, onde o evento estava sendo realizado, eles tiveram a oportunidade de participar de tours turísticos para conhecer a cidade e as montanhas capixabas, sob a chancela da prefeitura da cidade.
Por sinal, Vitória está linda. A antiga área portuária foi totalmente modificada, ganhou bons restaurantes – entre eles o Espaço Gourmet Extra Plus -, no qual as marcas Miss Bella e Lei Básica ofereceram um almoço para a imprensa, com direito a lagostas, camarões, torta capixaba e outras delícias da cozinha local. Amanhã, conto mais detalhes.
***
Na movimentação da semana, aconteceu a Feira do Empreendedor, promoção do Sebrae. A Faculdade Cimo, com Giselda Moreira à frente, montou um estande no local, promoveu desfiles dos alunos e um ciclo de palestras diversificadas, entre elas, “Moda e comunicação: o desfile como forma de expressão” ministrada por essa jornalista. A sala estava repleta, o que demonstra o interesse cada vez maior por tudo que se relaciona à moda.

Nenhum comentário: