terça-feira, 12 de agosto de 2008

Costurando sonhos na AFFAS



Sempre digo que o Brasil estaria bem pior socialmente se não fosse pelo empenho do povo em ajudar os carentes. E, graças a Deus, o voluntariado vem crescendo, a maioria das pessoas hoje se vê comprometida com alguma causa.
Há poucos dias fui a Sabará com uma amiga, a professora Heloisa Santos, que dá aulas na Una e coordena uma oficina de moda para a ONG Faça uma Família Sorrir – AFFAS, que funciona no bairro General Carneiro.
Fiquei encantada com o trabalho. São cerca de 20 mulheres, que aprenderam a modelar, cortar, costurar e bordar. Amanhã, às 19 horas, apresentam o desfile Costurando Sonhos, na Casa Fiat, embaladas pelo clássico Jardim da Fantasia, do compositor Paulinho Pedra Azul, interpretado pelo Grupo Panela de Expressão, outro projeto sociocultural da AFFAS.
Só para refrescar a memória, o Panela de Expressão foi quem fez a trilha sonora para o desfile de Victor Dzenk no Oi Fashion Tour, no princípio de maio.Vale ressaltar que todos os modelos foram criados pelas artesãs - que tiveram acesso ainda a aulas de história da moda e história da arte - assim como os acessórios. A coleção é feita em tricoline colorida doada pela Horizonte Têxtil e os sapatos foram fornecidos pela Luiza Barcelos.
A intenção dessa ação é formar uma cooperativa que possa prestar serviços para a comunidade da moda, gerando renda para as participantes. Embasamento é o que não faltou no curso: as costureiras aprenderam também sobre o processo de produção e comercialização dos produtos.

Apoio

E já que patrocinadores são tão importantes e ficam relegados a segundo plano, no geral, é válido destacar os que estão junto à ONG: Alpino Aviamentos, Horizonte Têxtil, Jolie Agência de Modelos, Luiza Barcelos Calçados, Universidade Una, Casa Fiat de Cultura, Anglo Gold, Maison Rochá, Marcel Phillippe, FAT, Policin, Rede Colaborativa Sabará.
As alunas Lívia Mendes e Iraneide Ramalho assinam o projeto em parceria com Heloisa Santos.

Nenhum comentário: